Iniciantes - A Base


Iniciantes - A Base
Tempo das Medicinas

Período: 11 de janeiro (segunda-feira), dia da Gratidão, ao dia 19 de fevereiro (sexta-feira) de 2021. Da Lua Minguante à Lua Crescente.

link para formulário de inscrição/avaliação

Escola XamAM 2021

Tempo das Medicinas

PROGRAMAÇÃO GERAL GRUPO I


A BASE


Responsabilidade e Autoria: XamAM, Sacerdotisa e Psicóloga Alba Maria

Local: Comunidade Terra Mirim, Simões Filho, Bahia, Brasil.

Participação em Ritos: Xamã Dhan Ribeiro.

Convidados/as: Xamãs de Terra Mirim e de outros locais

Colaboradores/as: Xamãs Residentes de Terra Mirim.

Equipe tradutora: Povo do Movimento Terra Mirim (MTM)

Obs.: Lembrando que todos os dias, exceto nos dias de busca da visão, haverá o partilhando. O horário do mesmo pode mudar em alguns dias, dependendo do programa. Alguns dias o partilhando será cedo, das 07h às 09h ou em outro horário mais conveniente.

XamAM indica:  Diga SIM e mergulhe!


JANEIRO

1º módulo – Plantas e Medicinas de Poder: Ritualizando e Sacralizando Ayahuasca; Medicinas do Corpo e da Alma.

 Período:  de 11 ao dia 18 de janeiro. As produtivas segundas-feiras.  Da intimidade da Lua Minguante à chegada da bela Lua Nova.

Dia 11, segunda-feira, dia da Gratidão – Início: 09:00h - Apresentação dos espaços e das pessoas que ficarão como referências; leitura do termo de compromisso; partilha do encontro e do re- encontro. Tarde - Rito da Gratidão. Pachamama.

Dia 12, terça-feira – Cedinho - Medicina do Yin Yoga e Yoga Nidra; Partilhando - Construindo intimidade com o mariri e com a chacrona. Cuidando, Colhendo e Plantando. Tarde - O Corpo, Rede Viva Oracular.

Dia 13, quarta-feira – Manhã - No Caminho da Intimidade – Destilando a Chacrona e Amansando o mariri. Alquimia Viva. Tarde -Destilação da chacrona + o mariri amansado.  A Dança.

Dia 14, quinta-feira – Manhã -Dinâmica do Sonho. O Transe e o Sonho. Partilhando; Tarde - Comungando da destilação. Partilha das experiências.

Dia 15, sexta-feira - Manhã - Pacha dance; Tarde- Partilha das experiências. Noite - A fogueira. A voz e o vazio. Dinâmicas à noite. Círculo de Homens, Mulheres e Outres.

Dia 16, sábado - Meditação de Madrugada: No Caminho da Intimidade; Partilhando; Noite: Comungando a Medicina Ayahuasca; Tema: A Intimidade em mim.

Dia 17, domingo – Manhã - Livre; Tarde – Partilha

Dia 18, segunda-feira – Manhã - Ritualizando fechamento do módulo; O Giro 1; Troca de presentes.


Dias 19, 20, 21 e 22 de janeiro – terça, quarta, quinta e sexta-feira - Tempo Além Programa. Por ser esse o primeiro módulo, o grupo terá 04 dias sem atividades formais da Escola. Mas, esses dias deverão ser direcionados para:

Dia 19 – Manhã - Partilhando e Vivendo a Comunidade; Tarde - Criando com a Comunidade;

Dia 20 – Manhã - Partilhando; Tarde – Escrevendo o memorial

Dia 21 – Manhã - Partilhando; Noite – Pizzarau e fogueira;

Dia 22 – Manhã – Partilhando. Tarde – Atividades Livres

Opcionais: Ioga, Massagem e Pranayama;


2º Módulo –Medicinas do Corpo e da Alma.

Sacralizando a Cabana da Purificação e o Rapé

Período: de 23 a 30 de janeiro; Os amáveis sábados. Do florescer da Lua Crescente à força da Lua Cheia.

Dia 23, sábado – Início:  09:00h - Instrumentalizando-se para a Mudança: Procedimentos Naturais – Noite - Fogueira e Ancestrais (trazer fotos dos ancestrais)

Dia 24, domingo – Manhã - Arte Xamanica: Confeccionando o kuripe; Tarde - Comungando a sagrada medicina do rapé.

Dia 25, segunda-feira – A escolha da árvore, dia do silencio e da busca de seu interior; treinando a comunicação;

Dia 26, terça-feira – Manhã - Pranayama; Partilhando; Tarde -Danças Sagradas; Os Tambores.

Dia 27, quarta-feira – Manhã -As Benzeduras; Ervas Nativas e Incensos; Tarde - o Banho de Ervas;

Dia 28, quinta-feira –  Manhã - Partilhando; Tarde -Preparação do conteúdo para o desapego: Noite -Comungando da Cabana de Purificação: Rito da Lua Cheia; imantando o milagre de viver; a magia do desapego;

Dias 26, 27 e 28 a Convidada será nossa irmã, Xamã Anna Xara. Nossa convidada dependendo da situação política e de saúde poderá vir ou não.

Dia 29, sexta-feira – Início 09:00h - Partilha da experiência; pequenos grupos comigo e outros xamãs. Enquanto um grupo está sendo atendido, as outras pessoas fazem o Partilhando. A seguir ensaio para o dia seguinte.

Dia 30, sábado – Manhã - Ritualizando fechamento do módulo; Arte e poesia corporal; Troca de presentes.


Tempo livre:  dias 31 (domingo) e 01 (segunda-feira) de fevereiro.

FEVEREIRO CHEGOU!!!

Obs.: O memorial do módulo deve ser completado durante o tempo livre.

Nesses dias haverão Pizzarau e fogueira.


3º módulo – Medicinas de Poder: Ritualizando e Sacralizando Wachuma.  Medicinas do Corpo e da Alma: Arte Xamânica, Arte da Cura.

Período: 02 a 09 de fevereiro. Terça até a outro irmãzita, terça-feira. Do Adeus da Lua Cheia ao Despertar da Lua Minguante.

Dia 02, terça-feira – Início: 09:00h Corpo, esse desconhecido. Sintomas do Corpo e da Alma. Cavalo e Cavaleiro. Quem carrega suas perdas e dores. O cavalo ou o cavaleiro?

Dia 03, quarta-feira – Manhã – Partilhando; Retirando os metais pesados do corpo; Tarde - Os Tambores, Cânticos e a Cura; a Arte do artesanato xamânico;

Dia 04, quinta-feira - Manhã – Partilhando; O corpo tocado e tocando, sentindo, percebendo; Danças Nativas; Noite -Convidada especial: A Jurema. No passo do Toré;

Dia 05, sexta-feira – Partilhando; Tarde – Dinâmica: A Kundalini viva: Noite - Dança Tribal;

Convidados: Dias 03, 04 e 05 os convidados serão nossos Irmãos da Tribo Fulniô, de Pernambuco. Nossos convidados dependendo da situação política e de saúde poderão vir ou não.

Dia 06, sábado - Manhã e Tarde - Partilha das experiências; pequenos grupos comigo e outros xamãs. Enquanto um grupo está sendo atendido, as outras pessoas fazem o Partilhando;

Dia 07, domingo - Comungando da sacralidade de Wachuma;

Dia 08, segunda-feira – Partilha Final. Pequenos grupos comigo e outros xamãs. Enquanto um grupo está sendo atendido, as outras pessoas fazem o Partilhando e em seguida o ensaio do sarau.

Dia 09, terça-feira - Ritualizando fechamento do módulo; O Sarau e a Troca de presentes;  


Tempo livre – Dias 10 e 11 de fevereiro – quarta-feira.

Obs.: O memorial do módulo deve ser feito durante o tempo livre.


4º módulo – Plantas e Medicinas de Poder – Cura e Prosperidade.  Medicina Convidada: A Cabocla Jurema.

Período: dia 12, 15h ao dia 19 de fevereiro; As festivas Sextas de fevereiro. Da Lua Nova, ao desabrochar e florescer da Lua Crescente;

Dia 12, sexta-feira – Corpo oracular; Microdose de Wachuma; A Cabana 2: Entrega ao Cosmos;

Dia 13, sábado – Medicina da Busca da Visão;

Dia 14, domingo - Saída da Medicina da Busca da Visão;

Dia 15, segunda-feira – Microdose de Ayahuasca; Microdose de Wachuma; Dia do SIM; Teatro Xamânico;

Dia 16, terça-feira - Dia Sem Tempo. Meditações, Cânticos e Orações. Nossa Senhora Desatadora de Nós;

Dia 17, quarta-feira – A convidada: Cabocla Jurema; O convidante:  Rapé;

Dia 18, quinta-feira - Partilha; pequenos grupos comigo e outros xamãs. Enquanto um grupo está sendo atendido, as outras pessoas finalizam o memorial e ensaiam o Sarau de despedida.

Convidados Humanos: Irmãos da Tribo Kariri Xocó estarão conosco nas datas de 16, 17 e 18. Os mesmos dependendo da situação política e de saúde poderão vir ou não.

Dia 19, sexta-feira – Ritualizando a conclusão da escola de 2020/21; Entrega do memorial completo; O Sarau da Despedida e a Troca de presentes;


O que trazer:

•  Pertences pessoais, algum instrumento musical,  objetos de poder (pedras, metais ou quaisquer outros materiais/objetos que tenham significado para si), material para artesanato, tintas , pincéis, velas (podem ser grandes ou pequenas), lanterna, boné ou chapéu, saco de dormir, esteira pequena para sentar (pode ser um emborrachado), sandálias, sapato emborrachado, repelente*, protetor solar*.

    •  Quatro objetos que você ama, mas não utiliza, em perfeito estado de uso, para realizar o ritual de trocas de presentes nos diversos módulos da jornada. Caso não participe de toda a jornada, trazer apenas a quantidade de objetos que correspondente ao número de módulos. Exemplo, 02 módulos, 02 presentes, 03 módulos, 03 presentes, etc.


Consulta de valores para Escola XamAM, favor enviar email para: comunicar@terramirim.org.br


!Vagas para Modalidade Colaborativa!

Requisitos

1. Fazer no mínimo 02 módulos completos;

2.Comprometer-se com a XamAM em termos de colaboração com serviços diversos (divulgar, cuidar, mobilizar pessoas e/ou serviços afins que a XamAM necessitar)

3.As vagas para essa modalidade não excederão de 04 (quatro) pessoas.

4.  Nessa modalidade não existe desconto de 5% descrito abaixo.


Obs.: as pessoas que participaram da Escola XamAM (mínimo 01 módulo completo) no ano anterior terão um desconto de 5% no total.

Sugestão (para quem realmente quer participar): depósitos mensais a partir de agora em valores cabíveis no orçamento pessoal.


*Inclui: todos os trabalhos acima e as taxas, exceto taxas bancárias. 

**Como teremos pessoas de outros países, a tradução incluirá também os brasileiros que não falam alemão e/ou inglês.

***Não inclui:

  • Despesas pessoais, telefonemas, internet, gorjetas ou quaisquer outros itens que não estejam especificados.

  • Alimentação e hospedagem (favor entrar em contato  com acolhimento@terramirim.org.br  e saber as diversas possibilidades do programa cooperacomftm);

Obs.: O valor da jornada deverá ser pago separadamente de outras despesas e deverá ser depositado na Conta Corrente 95414-3, Agência 7043, Banco Itaú, Nome Alba Maria Nunes Santos, CPF 777246905-53

Opcional: Banco do Brasil Ag 2816-9 conta corrente 22999-7


Note Bem:

    • O grupo de alquimia do Movimento Terra Mirim (MTM) fabrica e vende produtos cosméticos como óleos corporais, repelentes, óleos essenciais, hidrossóis, pastas de dente, desodorantes... etc. além de produtos de limpeza, ervas medicinais, ervas para banhos, etc. Caso necessitem e queiram, poderão adquiri-los no local. Todos Os Produtos São Naturais e Artesanais.

    • Os/as Curadoras/es e Xamãs do MTM oferecem com valores específicos para os alunos da escola massagens xamânicas, atendimentos xamânicos, psicológicos, reiki, medicinas naturais e procedimentos naturais;

    • A XamAM, caso tenha tempo e disponibilidade oferece atendimentos com valores específicos aos alunos da escola a nível individual e supervisões individuais ou coletivas (duas até 04 pessoas por grupo).

   • Ritos que não estão incluídos na escola XamAM deverão ser pagos em separado.


Esclarecimentos:


    a) Todos os dias dedicaremos algumas horas ao partilhando (trabalho coletivo direcionado aos espaços que compõem Terra Mirim) focalizado por xamãs e/ou por estudantes e discípulos que já realizaram jornadas diversas e profundas. Todos/as/es têm a Benção da XamAM;

    b) Nossa alimentação é lacto ovo vegetariana ; qualquer outra dieta favor avisar com antecedência a fim de vermos nossas possibilidades de viabilidade ou não;

    c) Cada pessoa é responsável pelo cuidado e limpeza do local que ocupará e por todos os seus pertences pessoais;

    d) Não nos responsabilizamos por nenhum pertence ou valor de qualquer pessoa;

    e) Nossa água é mineral da nossa própria fonte, mesmo assim colocamos em filtros adequados onde poderá ser bebida sem nenhuma restrição;

    f) Não fazemos uso de nenhuma droga considerada ilegal pelas leis brasileiras;

    g) Solicitamos aos fumantes que não fumem nos espaços de Terra Mirim; para isto temos um local criado  somente para este fim;

    h) Os pagamentos deverão ser realizados 50% com no mínimo, um mês de antecedência e o restante no segundo dia pós chegada; caso haja desistência ou cancelamento, não haverá devolução do valor pago;

    i) Todos os dias teremos meditação em alguns de nossos templos em horários diversos;


Outros esclarecimentos:

    a) Por vivermos na natureza e sermos adeptos da não violência contra os seres, avisamos que temos em nossos espaços animais como sapos, cobras, lagartos, aranhas, etc. que, se deixados em paz, não causam mal a ninguém;

    b) Pássaros e cigarras fazem parte de nossa orquestra viva;

    c)  Fundamental ter seguro saúde completo, pois a comunidade não se responsabiliza por nenhum serviço médico ou afins;

    d) Nosso programa não é indicado para pessoas que sofrem de transtorno psíquico, fazem uso de medicamentos controlados ou que tenham restrições corporais graves;

    e) Nosso programa não se adequa a pessoas que tenham níveis de exigência que excedam o que está escrito acima. Não prometemos milagres ou fenômenos paranormais. Nesse caminho tudo isso, milagres e fenômenos, fazem parte de um nível de merecimento e, portanto, algo natural. Trabalharemos dentro da Guiança da Deusa e com o esforço de cada participante em se curar e ser curado/a;

    f) Inúmeras pessoas já foram curadas a níveis diversos, porém todas precisaram e precisam confiar 100%, se dedicar e se entregar.

    g) Tenha em MENTE; o Programa pode mudar de acordo com as condições locais ou por motivos que comprometam o perfeito caminhar da jornada.


TEMPO DAS MEDICINAS 2021

EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ESPIRITUAL