O que significa uma iniciação?
Um processo profundo de mergulho em uma das medicinas que a XamAM trabalha. É algo de uma vida onde o iniciado se compromete a honrar a medicina, o Serviço que Ela, a medicina, presta e o próprio processo de aprendizado.
Quanto tempo dura uma iniciação?
A tradição da Iniciação é de um ano. Uma iniciação, no entanto, é um nascimento, sabemos quando inicia, mas nunca sabemos quando finaliza.


O que me é exigido durante o processo?
Além dos princípios da Escola XamAM (honra, humildade, ética, gentileza, responsabilidade), uma Iniciação exige tempo, comprometimento, responsabilidade financeira e entrega profunda às medicinas.
Posso parar quando quiser? Posso interromper o processo de iniciação?
Todos os seres são livres; no entanto existe um comprometimento de ambos os lados, seu e da XamAM. Dessa forma tudo que for acordado dentro de um processo de adultez é possível. Interrupções de mais de um mês devem ser acordadas diretamente com a XamAM ou implicam em recomeço da Iniciação.
E se eu quiser retornar, como devo fazer?
Deverá iniciar do princípio a não ser que o tempo de parada seja apenas de um mês e que tenha havido um diálogo com a XamAM. Motivos distintos serão considerados distintamente, sempre de acordo com a ética e a honra.
Vou estar pronto para iniciar pessoas quando finalizar?
Não, esse processo é o doutorado da Escola XamAM. Você precisará trabalhar durante três anos sob a supervisão semestral da XamAM para poder ganhar seu certificado de iniciar pessoas na medicina que você foi iniciado/a.
Vou estar pronto para trabalhar com pessoas?
Sim, depois que você finalizar sua iniciação, você deverá fazer seu mestrado da Escola XamAM. No início trabalhará com pequenos grupos e aos poucos vai ampliando o trabalho. Tudo isto sob a supervisão mensal da XamAM durante os seis primeiros meses, depois bimensal nos outros seis meses e finalmente quadrimestral nos outros doze meses.
Precisarei fazer algum acompanhamento com a XamAM pós iniciação?
Sim, conforme explicado acima.
O valor da iniciação e/ou outros podem ser negociados?
Sim, dependendo de suas condições, o valor pode ser negociado com seus talentos ou com o que o Serviço que a XamAM presta ao mundo necessitar no momento. Importante saber que a negociação não pode passar de 60% do valor total.
Como devo fazer o pagamento?
Isso depende de onde você vive. Aqui no Brasil pode ser por pix, através do banco que a equipe da XamAM lhe dirá. No exterior através da plataforma wise ou outra que você preferir.
Posso fazer duas medicinas ao mesmo tempo?
A XamAM não aconselha essa modalidade, uma medicina já exige muito.
Receberei algum certificado?
Sim, ao final do processo você receberá um certificado lhe autorizando a realizar o que sua modalidade lhe permite fazer. Esse certificado tem a legitimação da XamAM com seus 35 anos de trabalhos ininterruptos em processos de autoconhecimento através do xamanismo, com milhares de pessoas a nível nacional e internacional assim como da Fundação Terra Mirim (FTM- Centro de Luz), 32 anos de existência, instituição comunitária consolidada em seu processo como Centro de Luz e Cura, reconhecida internacionalmente.
O que é o amadrinhamento, o que significa ter uma/a madrinha ou padrinho?
  • Ter uma madrinha ou um padrinho significa ter um/a xamã, curador/a ou terapeuta xamã legitimado pela XamAM, ou seja, iniciado no processo do Xamanismo da Deusa Mãe. Uma pessoa que vai te orientar no processo iniciático, realizar algumas dinâmicas e ter um diálogo esclarecedor. Não substitui a XamAM, mas auxilia, acompanha e realiza alguns ritos sob a supervisão da XamAM; 
  • A madrinha ou o padrinho orientará o/a estudante durante os ritos iniciais com a medicina.
Devo pagar à madrinha ou ao padrinho?
  • O pagamento já está incluído no pagamento mensal, desde que você compreenda que:
  • Se você pagar o valor cheio, , o pagamento já está incluído, se não, você deverá acertar diretamente com o padrinho ou com a madrinha o valor a ser pago;
Posso trocar de madrinha e/ou de padrinho?
Sim, desde que você seja bem honesto e se justifique. Esse processo deve ser realizado diretamente com a XamAM.
Qual o valor a ser pago pela iniciação?
Essa pergunta será respondida depois que a XamAM lhe conhecer melhor através de formulários e questionários que lhe serão endereçados pela Equipe de Acolhimento da XamAM (EAX).