What does an initiation mean?
Um processo profundo de mergulho em uma das medicinas que a XamAM trabalha. É algo de uma vida onde o iniciado se compromete a honrar a medicina, o Serviço que Ela, a medicina, presta e o próprio processo de aprendizado.
How long does an initiation last?
A tradição da Iniciação é de um ano. Uma iniciação, no entanto, é um nascimento, sabemos quando inicia, mas nunca sabemos quando finaliza.


What is required of me during the process?
Além dos princípios da Escola XamAM (honra, humildade, ética, gentileza, responsabilidade), uma Iniciação exige tempo, comprometimento, responsabilidade financeira e entrega profunda às medicinas.
Can I stop whenever I want? Can I interrupt the initiation process?
Todos os seres são livres; no entanto existe um comprometimento de ambos os lados, seu e da XamAM. Dessa forma tudo que for acordado dentro de um processo de adultez é possível. Interrupções de mais de um mês devem ser acordadas diretamente com a XamAM ou implicam em recomeço da Iniciação.
And if I want to return, how should I do it?
Deverá iniciar do princípio a não ser que o tempo de parada seja apenas de um mês e que tenha havido um diálogo com a XamAM. Motivos distintos serão considerados distintamente, sempre de acordo com a ética e a honra.
Will I be ready to start people when I finish?
Não, esse processo é o doutorado da Escola XamAM. Você precisará trabalhar durante três anos sob a supervisão semestral da XamAM para poder ganhar seu certificado de iniciar pessoas na medicina que você foi iniciado/a.
Will I be ready to work with people?
Sim, depois que você finalizar sua iniciação, você deverá fazer seu mestrado da Escola XamAM. No início trabalhará com pequenos grupos e aos poucos vai ampliando o trabalho. Tudo isto sob a supervisão mensal da XamAM durante os seis primeiros meses, depois bimensal nos outros seis meses e finalmente quadrimestral nos outros doze meses.
Will I need to do any follow-up with XamAM after initiation?
Yes, as explained above.
Can the initiation fee and/or others be negotiated?
Sim, dependendo de suas condições, o valor pode ser negociado com seus talentos ou com o que o Serviço que a XamAM presta ao mundo necessitar no momento. Importante saber que a negociação não pode passar de 60% do valor total.
How should I make payment?
Isso depende de onde você vive. Aqui no Brasil pode ser por pix, através do banco que a equipe da XamAM lhe dirá. No exterior através da plataforma wise ou outra que você preferir.
Can I take two medicines at the same time?
A XamAM não aconselha essa modalidade, uma medicina já exige muito.
Will I receive a certificate?
Sim, ao final do processo você receberá um certificado lhe autorizando a realizar o que sua modalidade lhe permite fazer. Esse certificado tem a legitimação da XamAM com seus 35 anos de trabalhos ininterruptos em processos de autoconhecimento através do xamanismo, com milhares de pessoas a nível nacional e internacional assim como da Fundação Terra Mirim (FTM- Centro de Luz), 32 anos de existência, instituição comunitária consolidada em seu processo como Centro de Luz e Cura, reconhecida internacionalmente.
What is godparenting, what does it mean to have a godmother or godfather?
  • Ter uma madrinha ou um padrinho significa ter um/a xamã, curador/a ou terapeuta xamã legitimado pela XamAM, ou seja, iniciado no processo do Xamanismo da Deusa Mãe. Uma pessoa que vai te orientar no processo iniciático, realizar algumas dinâmicas e ter um diálogo esclarecedor. Não substitui a XamAM, mas auxilia, acompanha e realiza alguns ritos sob a supervisão da XamAM; 
  • A madrinha ou o padrinho orientará o/a estudante durante os ritos iniciais com a medicina.
Should I pay the godmother or the godfather?
  • O pagamento já está incluído no pagamento mensal, desde que você compreenda que:
  • Se você pagar o valor cheio, , o pagamento já está incluído, se não, você deverá acertar diretamente com o padrinho ou com a madrinha o valor a ser pago;
Can I change godmother and/or godfather?
Sim, desde que você seja bem honesto e se justifique. Esse processo deve ser realizado diretamente com a XamAM.
What is the amount to be paid for initiation?
Essa pergunta será respondida depois que a XamAM lhe conhecer melhor através de formulários e questionários que lhe serão endereçados pela Equipe de Acolhimento da XamAM (EAX).